Início » Viajar em grupo: tudo o que precisas de saber e porque precisas de ir 👫🌍✈️

Viajar em grupo: tudo o que precisas de saber e porque precisas de ir 👫🌍✈️

Viajar em grupo: tudo o que precisas de saber e porque precisas de ir

Sempre que embarco numa nova viagem me perguntam se vou sozinha. Algumas vezes sim, outras vezes vou sozinha e volto acompanhada de amigos que se tornaram família.

Viajar a solo é algo que gosto imenso de fazer, dá-me um gozo enorme sentir as coisas à minha maneira e gerir o meu tempo da melhor forma. Hei-de escrever sobre isso. Mas, por agora queria partilhar convosco uma forma diferente de viajar que descobri recentemente: viajar em grupo. 

No último ano, fiz duas viagens nestes moldes: em grupo e completamente organizadas por agências especializadas. Fui surpreendida pela positiva e quero partilhar a minha experiência, para que percam o medo de ir e de se aventurar pelo mundo. E, no fundo, para que vivam momentos tão bons como os que vivi. 

Fiquem com tudo o que precisam de saber sobre viajar em grupo e porque precisam mesmo de ir!

O que é uma Viagem de Grupo

Há cada vez mais agências ou influenciadores digitais de viagens a disponibilizarem viagens de grupo. Cada agência/líder de viagem tem as suas condições e muitas vezes o destino da viagem influencia bastante as condições. No entanto, geralmente, estas viagens possuem as seguintes características:

  • Itinerário Predefinido: A agência de viagens elabora um itinerário detalhado e otimizado que inclui as datas de partida e retorno, os destinos a serem visitados, as atividades planeadas e os locais de alojamento. Gosto sempre de realçar que a maioria destas viagens não são para quem gosta de férias de “papo para o ar”, no dolce far niente. Os horários costumam ser bastante intensos e, conforme o destino, podem incluir: acordar cedo, muitas horas em transportes, longas caminhadas, comer fora de horas, etc. Tudo faz parte da experiência mas o ritmo é geralmente bastante exigente.
  • Alojamento: Normalmente, as agências organizam o alojamento previamente para toda a duração da viagem. O tipo e a qualidade da acomodação podem variar: hotel, hostel, pousadas ou até mesmo acampamento.
  • Transporte: Geralmente, a agência de viagem cuida do transporte durante a viagem, que pode incluir voos, autocarro, comboio ou até mesmo barco. 
  • Alimentação: Alguns pacotes de viagem incluem meia pensão ou algumas refeições, mas raramente pensão completa para todos os dias. 
  • Guia: A maioria das viagens inclui um guia que fornece informações sobre os destinos, ajuda com a logística e está disponível para responder a perguntas ou resolver problemas. Muitas das vezes é comum ter dois guias: um guia português e um ou vários guias locais nas diferentes atividades. 
  • Atividades e Excursões: Os pacotes das viagens incluem atividades e excursões no itinerário, como visitas a pontos turísticos, museus, passeios a pé e outras experiências culturais.

É também importante partilhar que a maioria das agências não oferece um pacote completo/ chave na mão para as viagens. O que geralmente não está incluído numa viagem em grupo de agência:

  • Passagens Aéreas Internacionais: As passagens aéreas de ida e volta para o destino muitas vezes não estão incluídas no preço base da viagem e precisam ser adquiridas separadamente. É comum as agências terem um contacto priveligiado com uma segunda agência que pode fornecer este serviço ou podes comprar os voos de forma independente. 
  • Seguro de Viagem: Embora algumas agências de viagem ofereçam seguro de viagem como um opcional, muitas vezes é responsabilidade do viajante adquirir um seguro que cubra situações como cancelamento de viagem, assistência médica e perda de bagagem.
  • Despesas Pessoais: Gastos pessoais, como compras, bebidas alcoólicas, gorjetas e lembranças não estão cobertos pelo pacote da agência.
  • Vistos e Taxas de Entrada: A obtenção de vistos e o pagamento de taxas de entrada em determinados países também são responsabilidades individuais dos viajantes.
  • Refeições não Incluídas: Algumas refeições, como almoços e jantares, podem não estar incluídas no pacote e devem ser pagas separadamente.
  • Atividades e Excursões: Poderão haver atividades opcionais nao incluídas no pacote da viagem.

Agências de Viagens de Grupo

Grupo da Oasis, Nepal, Outubro 2022
Grupo da Oasis, Nepal, Outubro 2022

Cada agência/influenciador tem diferentes destinos, público alvo e até formas de viajar. Vou deixar-vos abaixo algumas agências que costumo acompanhar:

Landescape

É conhecida por oferecer experiências de viagem autênticas e sustentávies, com pequenos grupos e foco na natureza e cultura. Esta foi a agência que me levou a conhecer a Namíbia, Botsuana e Zâmbia em Agosto de 2023.

Nomad
Site | Instagram
Agência especializada em viagens de aventura e exploração, sendo uma das agências que tem mais trekkings e atividades ao ar livre. 

100Rota
Site | Instagram
É especializada em viagens de aventura com destinos remotos, desafiadores e fora da caixa, privilegiando a autenticidade e cultura das pessoas. 

Levame
Site | Instagram
Oferece viagens de aventura também com foco na cultura e natureza para “os lugares mais incríveis do planeta”.

Macroviagens
Site | Instagram
Têm viagens espirituais em grupo, com o objetivo de viajar de forma “mais profunda e autêntica”, com experiências desde retiros de meditação a imersões com a medicina tradicional.

Oasis travel
Site | Instagram
Num patamar económico um bocadinho superior, são conhecidos pelos seus pacotes com maior conforto e chave na mão, incluindo pensão completa e todos os voos. Fiz com eles a minha viagem ao Nepal e Butão em Outubro de 2022.

Blog100fronteiras
Site | Instagram
Por último, partilho também este blog da Daniela, que acompanho também no instagram. Ela faz viagens de grupo a destinos que já visitou com um roteiro especial desenhado por ela e com preços bastante convidativos.

Motivos e Vantagens de Viajar em Grupo

Apesar das minhas duas viagens terem sido muito diferentes uma da outra, os motivos que me levaram a viajar em grupo (principalmente para estes destinos) acabam por ser semelhantes. Viajar em grupo traz muitas vantagens e é uma ótima forma de nos enriquecermos.

  • Experiência e Conhecimento: As agências de viagem têm anos de experiência e conhecimento em planeamento e organização de viagens. Elas conhecem os destinos, as melhores épocas para visitar, os melhores hotéis e restaurantes e as atrações imperdíveis. Para além disso, constroem um itinerário que otimiza o tempo que temos disponível para visitar. 
  • Companhia e Socialização: Viajar em grupo proporciona a oportunidade de conhecer pessoas diferentes e compartilhar experiências. Podes fazer novos amigos, trocar histórias e criar memórias inesquecíveis com pessoas que partilham pelo menos um dos teus interesses. A última viagem que fiz a África foi particularmente marcante neste sentido.
  • Segurança e Assistência:  As agências de viagem geralmente oferecem assistência 24 horas durante a viagem. Isso significa que, em caso de emergência ou problema, terás suporte imediato. Além disso, os guias turísticos locais são uma fonte valiosa de informações e podem ajudar a evitar problemas comuns ou na negociação de um qualquer souvenir.
  • Economia de Tempo: O planeamento de uma viagem pode ser uma tarefa demorada. Ao viajares com tudo planeado poupas o tempo de lidar com detalhes como reservas de hotéis, transporte e itinerários. Apesar de eu adorar planear tudo ao detalhe (irei escrever sobre isso no futuro) admito que sabe mesmo bem não ter de me preocupar com mais nada sem ser ir e aproveitar.
  • Experiências Exclusivas: As agências muitas vezes oferecem excursões exclusivas, acesso a eventos especiais e atividades que podem não estar disponíveis para viajantes independentes.
  • Poupança: Apesar de ser um tema bastante subjetivo, em muitos destinos viajar em grupo acaba por sair mais em conta do que ir sozinho. Desde a partilha de hotéis a descontos para grupo ou o simples facto de as agências terem acordos especiais, viajar em grupo pode muito bem compensar monetariamente em comparação a uma viagem a solo.
  • Autoconhecimento: Viajar é sempre um voo com destino interior para mim. Em cada viagem vou-me conhecendo melhor e descobrindo traços ou gostos que eu própria desconhecia. Viajar em grupo não é diferente e permite-te conhecer-te de forma diferente e num contexto e ambiente diferentes.

Dicas para Viajar em Grupo

A maioria das dicas serão provavelmente partilhas contigo pela agência/líder que escolheres mas deixo abaixo algumas dicas gerais:

  1. Lê sempre muito bem o programa e itinerário. Se não gostares de caminhar muito, acordar cedo ou passar horas em transportes, o destino, agência e tipo de viagem podem não ser os mais apropriados para ti. Lembra-te que estares totalmente informado sobre a viagem vai influenciar imenso a tua expectativa e, consequentemente, a tua experiência.
  2. Vê o que está ou não incluído no pacote da viagem. Planear o teu orçamento é sempre uma parte importante de viajar por isso não te esqueças de ponderar e estimar os custos extra quando tomares a decisão de ir, e claro, começa a poupar!
  3. Em algumas viagens é possível que tenhas de partilhar quarto. É importante ires mentalizado para isto e também pensares em estratégias para que corra melhor. Definir horários de deitar, levantar, fazer barulho ou utilização da casa de banho e, acima de tudo, saber respeitar o tempo e espaço do outro.
  4. Paciência. Para pessoas apressadas é sempre bom salientar que nas viagens de grupo, tudo demora mais do que o habitual, seja porque alguém precisa de ir à casa de banho, quer comprar uma souvenir e demora a escolher ou porque alguém quer parar para a fotografia perfeita. É importante ir com uma mentalidade descontraída, há tempo para tudo.  Afinal estás de férias!
  5. Há muitas viagens colaborativas, isso significa que vais precisar de ajudar, quer seja a carregar a bagagem, a preparar refeições ou a montar tendas. É importante ir com a mente e coração abertos para aprender coisas novas. Lembra-te também de ajudar sempre que os outros precisarem de ajuda nas suas tarefas, amanhã poderás ser tu a precisar.

Desafios das Viagens de Grupo

Embora viajar em grupo tenha imensos benefícios, nem tudo é um mar de rosas:

Roteiro
O itinerário pode nao incluir tudo o que gostavas de visitar e as agendas rigorosas podem não estar adequadas às tuas expectativas. Eu pessoalmente tenho alguma dificuldade em acordar muito cedo mas confesso que custa sempre menos quando é para viajar.

O Grupo

  • Tamanho: Depende bastante da agência e, tendo tido experiências diferentes, prefiro sempre grupos mais pequenos porque geram um ambiente mais intimista e é sempre mais fácil criar relações mais profundas.
  • Pessoas: Independentemente do tamanho do grupo, estamos sempre a falar de lidar com pessoas durante muito tempo seguido. E todos temos as nossas manias e os nossos defeitos. Nem sempre nos identificamos com toda a gente e nem sempre as opiniões dos outros nos agradam, mas a magia acaba por ser também ajustarmo-nos uns aos outros e aprender a lidar com a diferença.

Nível de Independência: Apesar de algumas agências oferecerem mais liberdade do que outras, a maioria dos dias vão ser passados em grupo a explorar o que já está planeado. Por vezes pode não haver tempo para  te sentares numa esplanada e ficares a apreciar, ou para te perderes durante horas sozinha a explorar um mercado. 

A Minha Experiência

Já viajei em grupo 2 vezes e a verdade é que foram experiências muito diferentes.

Nepal & Butão, Outubro de 2022 com a Oasis

A primeira vez que viajei em grupo foi com a Oasis ao Nepal e ao Butão, em Outubro de 2022. Foi uma viagem chave na mão com tudo incluído e um nível de conforto bastante elevado.

O Butão é um destino muito particular e caro e foi essa a principal razão que me levou a ir numa viagem em grupo. O grupo era bastante grande, julgo que éramos mais de 20. Acabámos por naturalmente nos ir dividindo e partilhando a maioria do nosso tempo com as pessoas com quem mais nos identificámos. Era a mais nova e tirando mais 2 ou 3 raparigas, a maioria do grupo era dos 50 para cima. Não é um problema para mim, eu que gosto sempre muito de aprender com os mais velhos e de, de alguma forma, me sentir um bocadinho mimada. Sei que poderia não ser tão interessante para outras pessoas com uma personalidade diferente.

Conheci casais e pessoas extraordinárias e partilhei com eles choros e dificuldades, sucessos e derrotas. Cada experiência e partilha é sempre muito intensa, por isso, mesmo que não os veja com frequência, terão sempre um carinho enorme no meu coração por terem feito parte de uma história e pedaço da minha vida tão bonitos. 

A guia Patrícia Pereira merece também uma referência por me tratar sempre com muito carinho e por me ajudar e dar força para futuras viagens e, principalmente, por me incentivar a não desistir nunca dos meus sonhos. Sou uma mimada com orgulho. Foi a Patrícia que me incentivou a fazer uma das outras viagens que mudou a minha vida: a Guatemala. Podes ler mais sobre a Guatemala em Subida épica ao topo do Acatenango: uma noite memorável com vista para o Vulcão de Fogo em erupção e em Viagem a Solo à Guatemala: O Meu Roteiro de 10 Dias.

Tenho para a semana um jantar marcado com 2 amigas que fiz nesta viagem e estou desejosa de as rever e pôr a vida e a conversa em dia. Passe o tempo que passar, o que vivemos juntas vai sempre unir-nos. Foi com elas que concretizei um dos meus maiores sonhos: visitar o Butão.

Namíbia, Botsuana & Zâmbia, Agosto de 2023 com a Landescape

 

A minha segunda viagem foi com a Landescape à Namíbia, Botsuana e Zâmbia em Agosto de 2023.

Esta foi uma viagem num registo bastante diferente. Foi uma viagem colaborativa com muito acampamento à mistura. Foram 17 dias a conviver uns com os outros, a partilhar um camião onde cabia tudo o que precisávamos: a nossa cozinha, as nossas camas, as nossas roupas, tudo! Passámos muito tempo juntos: a montar tendas, a tomar banhos de água fria debaixo de um céu estrelado, a cozinhar, a lavar a loiça e a questionar-nos há quanto tempo tinhamos lavado o cabelo ou se ainda teríamos roupa lavada. As adversidades juntam as pessoas e tive a sorte de ter vivido tudo isto com um grupo absolutamente excepcional.

São pessoas que levo para a vida, com quem já me reuni em Portugal e com quem tenho a certeza que manterei contacto. São como uma segunda família e já me conhecem melhor que muitos amigos meus: sabem que sou muito gulosa, um bocado preguiçosa, que gosto de dormir até tarde, que gosto de me isolar dentro dos meus fones de vez em quando e que tiro muitas fotos e escrevo tudo o que vivo. 

Tivemos a maravilhosa sorte de ter o guia Pedro Quirino (se quiserem viajar com ele também o podem fazer através da Africando – Site | Instagram) que, para além de conhecer África como a palma da sua mão, soube viver connosco a experiência ao máximo e alinhou em todas as brincadeiras. Soube conectar-se com cada um de forma única.

No último dia, as despedidas foram longos discursos de agradecimentos e gratidão por termos partilhado tudo aquilo uns com os outros. As relações perduram e os encontros continuarão, agora em Portugal. 

Viajar em grupo é sempre memorável principalmente porque é um desafio para todos. É como viver numa pequena sociedade com pessoas diferentes mas onde todos temos de fazer o esforço para que a experiência seja a melhor possível.

Nao é sempre fácil, não temos sempre disponibilidade mental para lidar uns com os outros mas, é também isso que faz de nós melhores pessoas. Fazemos amizades para a vida e temos a sorte de ter viagens e memórias absolutamente incríveis que recordaremos para sempre.

Deixo-vos com uma frase que não me sai da cabeça desde que a ouvi pelo Sr. Francisco, em África: 

“ Às vezes as coisas impossíveis tornam-se prováveis e as prováveis realizam-se”
Não deixem de realizar os vossos impossíveis!

Scroll to Top