Início » Voo atrasado ou cancelado? Conhece os teus Direitos! 🛫💼💸

Voo atrasado ou cancelado? Conhece os teus Direitos! 🛫💼💸

Viajar e andar de avião dá-nos borboletas na barriga e é sempre uma experiência emocionante.
Infelizmente, nem sempre as coisas correm como planeado e atrasos, cancelamentos, voos perdidos ou mesmo overbooking podem fazer parte das nossas férias.
Felizmente, a União Europeia (UE) tem aprovada uma legislação que visa proteger os direitos dos passageiros aéreos: o Regulamento (CE) n.º 261/2004.
No entanto, há alguns fatores que influenciam a elegibilidade para compensação e também a sua quantia.

Neste artigo vou tentar dismistifcar esta legislação para que possamos entender os nossos principais direitos como passageiros, tudo o que podemos fazer para perceber se temos direito a uma compensação e como recebê-la.

Se ler isto tudo e pensar em todo o processo te dá arrepios, podes sempre saltar esta leitura e ver se tens direito a alguma compensação na AirHelp por um voo passado. Mesmo que escolhas não abrir processo com eles, consegues ver se tens ou não direito a compensação. Segue este link: Avaliação de Compensação AirHelp.
Se não conheces a AirHelp e queres saber mais, desliza até ao fim do artigo que explico tudo (ponto 9)!

Âmbito da Legislação

Os direitos contemplados nesta legislação aplicam-se para os 27 países da União Europeia (incluindo voos internos, por exemplo para Açores e Madeira). Mais, inclui também Islândia, Noruega e Suiça e ainda a Guiana Francesa, a Martinica, Maiote, Guadalupe e Reunião, São-Martinho e as Ilhas Canárias.

Além disto, há ainda alguns voos internacionais que também estão abrangidos pela lei, caso sejam operados por uma companhia aérea da UE.

Para simplificar, fica aqui um resumo:

Voos atrasados

Critérios de elegibilidade

Se o voo está abrangido pela legislação, como explicado no ponto 1), a compensação por atraso depende então de 3 fatores:

  1. Distância da Viagem (Podes ver em Flightradar24 ou FlightAware )
  2. Voo dentro ou fora da UE
  3. Duração do atraso (só são elegíveis para compensação atrasos de 3 horas ou mais na hora de chegada)
Compensações

Fica então mais um resumo com os valores da compensação:

Voos de conexão

Caso não cheques a tempo a um voo de conexão, tens direito a compensação se:

  • Todos os voos estiverem sobre uma reserva única
  • O aeroporto de partida seja dentro da UE, mesmo que a conexão seja fora.

Voos Cancelados

Definição de voo cancelado

Um voo é considerado cancelado quando é suprimido e és transferido para outro voo. 

Se a companhia aérea informar o cancelamento a menos de 14 dias da data da partida, tens direito a compensação.

Para além disso, em caso de cancelamento tens direito a:

  • Assistência no aeroporto
  • Escolher entre reembolso (devolução do dinheiro), reencaminhamento (companhia terá de garantir outro voo para o teu destino final) ou remarcação para uma data à tua escolha.

Nota 1: A escolha de uma das opções inviabiliza o usufruto de uma das outras.

Nota 2: A escolha de uma das opções não invalida o direito a compensação. Mesmo que escolhas o reembolso, podes ainda ser elegível para uma compensação adicional. A atribuição de um não exclui a atribuição de outro.

Critérios de elegibilidade

Neste caso a compensação também depende de 3 fatores:

  1. Distância da Viagem (Podes ver em Flightradar24 ou FlightAware )
  2. Voo dentro ou fora da UE
  3. Duração do atraso, caso aceites a alteraçãode rota/reencaminhamento para outro voo
Compensações

Fica então mais um resumo com os valores da compensação:

Recusa de Embarque

Definição de recusa de embarque

Caso haja sobrelotação do avião (a companhia aérea vendeu mais bilhetes do que os lugares disponíveis) e te for recusado o direito a embarcar, tens também direito a compensação. 

Mas apenas as recusas de embarque contra a tua vontade estão abrangidas. Há casos em que não terás direito a compensação, como por exemplo:

  • Chegaste tarde à porta de embarque
  • Não tens documentação necessária para embarcar
Critérios de elegibilidade

Neste caso a compensação depende de 2 fatores:

  1. Distância da Viagem (Podes ver em Flightradar24 ou FlightAware )
  2. Voo dentro ou fora da UE
Compensações

Fica então mais um resumo com os valores da compensação:

Tempo limite para reclamar

prazos para poderes reclamar a tua situação mas o positivo é que são bastante alargados. Variam de país para país e dependem da sede da companhia aérea ou do tribunal responsável. Alguns exemplos:

  • Sem limite de tempo: Malta
  • Até 10 anos: Letónia, Lituânia, Luxemburgo
  • Até 6 anos: Chipre, Irlanda, Reino Unido,
  • Até 5 anos: Bulgária, Espanha, Grécia, Hungria
  • Até 3 anos: Portugal, Áustria, Alemanha, Croácia, Eslovénia, Estónia, Finlândia, Noruega, República Checa, Roménia
  • Até 26 meses: Itália
  • Até 2 anos: Eslováquia, França, Islândia, Países Baixos, Suíça
  • Até 1 ano: Bélgica, Polónia
  • Até 2 meses: Suécia

Documentação necessária para abrir reclamação

É importante guardar toda a documentação e informações nestas situações. Isto porque mesmo que tenhas razão, a companhia aérea pode não querer assumir responsabilidades.

Dito isto, eis algumas sugestões:

  1. Guardar todos os documentos quer do voo original quer das novas marcações: etickets, confirmações de reserva, cartões de embarque, emails, sms, vouchers de refeição, tudo!
  2. Obtém informações: dirige-te ao pessoal de terra e tenta perceber a causa do problema/atraso, o objetivo é conseguir o maior detalhe possível. Caso o motivo apareça nos paineis de aviso, tira foto.
  3. Tira notas sobre tudo: horas previstas e efetivas de partida e chegada, fotos dos painéis, o importante é registar tudo o que possa servir de evidência para reportar a situação. Podes também recolher algumas informações em Flightradar24 ou FlightAware.

Validação do direito a compensação

Bem, se chegaste até aqui, bravo!
Agora falta apenas validar se tens ou não direito a alguma compensação.

A forma mais fácil de validar se a tua situação é elegível para uma compensação é no site da AirHelp (explico melhor o que é no ponto sobre mediadores).

Basta inserires toda a informação sobre a tua situação e irão dizer-te se estás elegível para uma compensação e, em caso afirmativo, qual o valor que poderás vir a receber.

Segue este link: Avaliação de Compensação AirHelp.

Caso sejas elegível para compensação podes submeter o pedido de duas formas: através do site da companhia aérea ou através de um mediador.

Reclamação nos sites de companhias

A maneira mais direta de fazeres a tua reclamação é através dos sites das companhias aéreas. A maioria tem um espaço no seu site onde podes submeter uma reclamação através de um formulário. Basta pesquisar no Google: Reclamação + nome da companhia.

Alguns exemplos: 

Reclamação através de um mediador

Bem, se és como eu e já passaste horas a falar com companhias e a ouvir nãos, certamente já procuraste alternativas. Eu fui à procura e encontrei a AirHelp

A AirHelp funciona como intermediário entre viajantes e companhias aéreas em casos de voos atrasados, cancelados ou outros problemas com voos. Com base na legislação da União Europeia, torna o processo de reivinidicaçao mais fácil e eficiente e garante que, caso tenhas direito a uma compensação, ela chega até ti.

Como todos os negócios, cobra uma comissão entre 35% a 50% do valor da compensação que só é cobrada caso a AirHelp seja bem sucedida na reclamação. A taxa de serviço é de 35% e são cobrados 15% adicionais caso tenham de tomar medidas legais para resolução da reclamação.

Em termos de comparação, vejo algumas vantagens em usar um mediador, porque apesar de ser cobrada uma comissão, garante:

  1. Facilidade e Conveniência: A AirHelp simplifica todo o processo de reclamação, assumindo a responsabilidade de lidar com as companhias aéreas em teu nome. Isto elimina todo o tempo e stress que terias com o processo, reduzindo-o a atualizações por email.
  2. Expertise e Conhecimento: A AirHelp possui uma equipe experiente e especializada em direitos dos passageiros aéreos e regulamentações. Eles conhecem os procedimentos corretos a serem seguidos, as leis aplicáveis e as melhores estratégias para obter a compensação devida. Inclusivé, caso a companhia se mostre de pé atrás com a compensação podem mesmo ir a tribunal com o caso (nesta situação é necessário assinar documentação adicional e consentimento e submeter na plataforma).
  3. Aumento das Chances de Sucesso: Ao trabalhar com a AirHelp, aumentas a probabilidade de sucesso com as reclamações. A empresa possui acesso a recursos e informações detalhadas sobre as políticas das companhias aéreas, o que lhes permite negociar de forma eficaz em nome dos passageiros. Há vários casos de pessoas que tentaram pelas companhias e apenas conseguiram compensação com a AirHelp. 
Para abrires um novo caso/reclamação com a AirHelpegue este link: Avaliação de Compensação AirHelp.

A minha experiência

Comecei a interessar-me e a pesquisar sobre este tema quando em 2021 tive um voo cancelado com a TAP. A alternativa que me deram na altura foi um voo com escala, em vez de voo direto. Quando liguei para a linha de apoio, foi-me dito que a minha única opção era aceitar a nova proposta ou mudar a data, sem nenhum tipo de compensação pelo sucedido. Como já tinha tudo marcado, aceitei o novo voo e cheguei ao destino com 6 horas de atraso. 

Tendo tido este feedback da companhia, procurei alternativas e submeti o meu pedido na AirHelp em Outubro. A ação foi levada a tribunal e em Junho obtive confirmação que me iria ser paga uma compensação pela minha reclamação. Como tinha reclamado 3 voos acabei por receber 780€ (limpinhos!) que mais do que compensou o valor dos voos e da viagem. 

Às vezes só é preciso um bocadinho de persistência e acesso aos recursos certos!

Tenho mais dois casos em curso na AirHelp e espero que dêm certo também.

Chega assim ao fim este longo mas espero que informativo artigo. 

Espero que te possa ajudar se alguma vez estiveres numa destas situações.
Boa Viagem!

Scroll to Top